" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

sábado, 29 de outubro de 2016

SOBRE PASTORES E LÍDERES


Crescido em um lar cristão, eu pude ver, durante minha infância, adolescência e juventude, líderes e líderes. Alguns passaram pelo tempo e quase se apagaram da memória; outros porém, de forma positiva, marcaram minhas lembranças para sempre!

Vi líderes inseguros, ciumentos, centralizadores e consequentemente sobrecarregados. Também vi líderes de vida mais leve, sempre prontos para delegar tarefas e permitir o crescimento de seus discípulos através da pedagogia dos erros e acertos.

Jurei pra mim mesmo que se um dia eu me tornasse um pastor, seria alguém disposto a ajudar os Timóteos que Deus pusesse em meu caminho. Esse tipo de decisão traz uma alegria indizível para quem investe na formação de outros líderes. Como é bom ver nossos filhos de ministério crescendo!

Mais que isso, descobri também que ao ajudá-los eu estava ajudando a mim mesmo! A verdade é que o ministério pastoral pode se tornar uma missão suicida quando o Pastor Senior tenta fazer tudo sozinho.

Há quase dezesseis anos atrás decidi apostar em um time onde ninguém é perfeito. Eu erro, eles erram, nós erramos, nem sempre ganhamos, nem sempre as coisas dão certo... Mesmo assim, como é bom vê-los fazendo a Obra sem que eu tenha que colocar o meu dedo em cada detalhe!

Por tudo isso, compartilho aqui algumas coisas que você pode fazer para tornar seu corpo de liderança mais forte e sua vida mais leve:

1. Tire um dia de folga em cada semana e um mês de férias em cada ano.

2. Durante seu dia de folga e durante seu mês de férias, não ligue para saber como estão as coisas. Peça a eles que também não liguem. Isso parece muito radical mas fará bem ao seu descanso e ao crescimento deles!

3. Ensine o que você sabe.

4. Compartilhe com eles os vídeos que você vê, os cursos que você faz, os livros e as revistas que você lê.

5. Discuta com eles as estratégias e planos. Um plano de um homem é o plano de um homem, um plano discutido é o plano de uma equipe. Eles terão mais entusiasmo em participar de algo que ajudaram a criar!

6. Use a palavra nós toda vez que você tiver que falar das vitórias alcançadas. Nós conseguimos, nós vencemos, nós fizemos, nós construimos, nós compramos etc.

7. Encoraje-os para que identifiquem e invistam nos novos líderes em potencial que forem surgindo. Sempre haverá alguém vocacionado em busca de um Paulo que o queira adotar.
  
É claro que decepções acontecem mas elas são exceção e não regra. Se juntamente com o know-how do trabalho você também ensina valores de Jesus, não há motivos para estar inseguro. Você pertence ao Senhor, eles pertencem ao Senhor e a Igreja é propriedade do Senhor Jesus!

Portanto, relaxe e multiplique-se por meio dos novos líderes que estão esperando por seu apoio. Eles não serão exatamente iguais a você e você certamente continuará fazendo muitas coisas do seu jeito; porém, o trabalho no ministério pastoral será mais leve e os projetos postos em prática terão continuidade caso você decida sair em busca de novos desafios!

HUMBERTO DE LIMA

Nenhum comentário:

Mais lidas na semana