" "

"Quando a escola progride, tudo progride!". (Martinho Lutero).

sábado, 23 de julho de 2016

Filhos e Flechas



Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!" - Salmo 127:4,5.

Depois de afirmar que os filhos são herança do Senhor, o salmista faz uso de uma bela metáfora comparando-os com flechas nas mãos do guerreiro. De fato, há muita semelhança entre bons filhos e boas flechas. Vejamos!
...
1. Boas flechas devem estar disponíveis nas horas difíceis - De nada serviria para um soldado no meio da guerra saber que suas flechas não estavam ali pertinho, prontas para serem usadas. Da mesma forma bons filhos sempre estarão presentes nas horas mais difíceis de seus pais, incluindo enfermidades e velhice.

2. Boas flechas são resultado de esforço - Fabricar boas flechas era trabalho artesanal que exigia tempo, paciência e concentração. Assim também educar filhos é missão trabalhosa que exige esforço e atenção contínuos.

3. Boas flechas são retas - Todo o esforço e tempo empregados na fabricação resultava em flechas retas de boa qualidade. Bons filhos devem ser trabalhados, ensinados desde pequenos para que se tornem pessoas retas, direitas, honestas (Provérbios 4:1-5 e 22:6).

4. Boas flechas precisam ter alvo certo - Atirar em qualquer direção significava, além do prejuízo da flecha perdida, risco para o flecheiro. Igualmente, precisamos conversar com nossos filhos sobre futuro, planos, alvos, sonhos, projetos... Conversar, orientar, encorajar... Para que eles não se tornem perdidos, sem rumo na vida.

5. Boas flechas vão além do atirador - Esta é uma vantagem da flecha sobre a espada. A flecha vai mais longe, mais além, onde o flecheiro não conseguiu chegar. Incentive seus filhos para que voem alto e conquistem coisas inéditas. É possível!

6. Finalmente chega o momento em que a boa flecha é lançada - Por ser boa flecha lançada por um bom arqueiro, ela finalmente acerta o alvo. Crie seus filhos de acordo com essa Palavra e não tenha medo quando chegar o tempo de soltá-los para a vida. Eles serão bem sucedidos!

Humberto de Lima

Nenhum comentário:

Mais lidas na semana