" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sobre deuses e desencontros


O Sr. ABC veio correndo para contar uma boa notícia para o Sr. DEF. O Sr. ABC dizia ter encontrado um deus! Mas o Sr. DEF estava ocupado, conversando com o Sr. GHI sobre uma feliz coincidência: ambos animadamente afirmavam também terem tido um encontro com um deus. Puseram-se os três a trocar ideias.

Em determinado momento, o Sr. GHI tentou convencer os outros dois sobre a importância de adorar ao seu deus no fundo de seu quintal. Segundo ele, em nenhum outro lugar a divindade parecia tão visível e bela. Mas o Sr. DEF não quis ouvir a sugestão do Sr. GHI, pois já estava começando uma discussão com o Sr. ABC sobre o tipo de roupa que todos deveriam usar quando se apresentassem diante do deus verdadeiro que ele anunciava. O Sr. ABC, por sua vez, achava que qualquer roupa estava boa, e, em alta voz gritava dizendo que por ser o mais velho, deveria ser o intermediário entre seus vizinhos e o deus legítimo por ele representado.

Lá para as tantas, todos ficaram exaltados, um deles foi chamado de herege, outro levou um soco na testa e de faca em punho rosnava, dizendo que numa mensagem recebida do além, o ser supremo lhe havia autorizado a matar quem ousasse pensar diferente daquilo que ele ensinava!

Moral da estória? Nem toda experiência religiosa produz amor! Além disso, o tipo de deus que cada um de nós realmente encontra se revela na forma como tratamos os outros.

Humberto de Lima

Nenhum comentário:

Mais lidas na semana