" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

11 dicas para aumentar sua segurança na internet

Você conhece alguém que já foi vítima de algum mal estar derivado do uso da internet? Penso que sim, penso que muitos, talvez até mesmo você já tenha passado por isso; não é mesmo? Por este motivo, resolvi colocar aqui algumas dicas que lhe ajudarão a navegar com mais tranqüilidade por este mundo cibernético. É claro que não pretendo esgotar o assunto; por isso, peço aos meus leitores que façam uso do espaço reservado aos comentários e acrescentem outras recomendações que serão úteis à segurança de todos nós.

1. Quando estiver viajando e precisar usar o hotmail em um computador de uso público, opte pela segurança aprimorada. Ao sair, certifique-se de ter deixado tudo absolutamente fechado.

2. Não abra e-mails enviados por gente que você não conhece; especialmente aqueles cujos títulos dizem que estão morrendo de saudades, falam sobre fotos que você não tirou nem pediu, concursos dos quais você não participou, prêmios aos quais você não concorreu... É barco furado!

3. Não abra e-mails supostamente enviados por bancos ou repartições públicas. Toda e qualquer pendência junto à Administração Pública, ao Poder Judiciário ou instituições financeiras, é geralmente comunicada pelos Correios e deve ser preferencialmente resolvida na agência, forum ou posto de atendimento mais próximo.

4. Em conversas pelo MSN ou similares, nunca forneça números de cartão de crédito, senhas de banco ou outras informações sigilosas. Cuidado também com a fofoca online; a conversa pode acabar vazando e caindo nos olhos ou ouvidos de alguém que para ela não foi convidado.

5. Tenha cuidado com os links que às vezes aparecem em e-mails ou conversas pelo MSN. Na dúvida, não clique!

6. Se você gosta de repassar mensagens ou correntes para os seus amigos, tenha o cuidado de protegê-los, enviando o e-mail como cópia oculta. Geralmente, caçadores mal intencionados, costumam enviar lindas mensagens ou apelos dramáticos sobre pessoas doentes ou desaparecidas; às vezes, eles espalham alarmes sobre algum tipo de virus recém-descoberto, do tipo que faz explodir o monitor em sua cara. Feito isto, tentam lhe convencer que passar o conteúdo para o maior número de pessoas é a melhor forma de ajudar. Em algum momento, essas mensagens acabam voltando para eles carregadas de centenas de outros endereços que serão posteriormente utilizados para o envio de publicidade não autorizada (spam) ou para outros fins ilícitos. De onde você acha que vieram aquelas propagandas e e-mails estranhos enviados por gente que você nunca viu?

7. Pense duas vezes antes de colocar coisas da intimidade familiar em blogs e sites de relacionamentos. Será que é mesmo interessante e seguro divulgar na internet onde seus filhos pequenos estudam, onde você pretende passar as férias ou jantar no próximo final de semana? Será que vale a pena divulgar pra todo mundo fotos que deveriam ficar restritas ao seu círculo familiar ou de amigos mais íntimos?

8. Se você tem filhos pequenos, tenha o cuidado de colocar o computador em algum lugar da casa onde todos possam ver o que eles estão vendo e fazendo. Proteja a vida escolar de suas crianças, disciplinando os horários em que elas vão estar na net.

9. Tenha um bom antivírus instalado e constantemente atualizado em seu computador pessoal.

10. Se você é escritor, estude as leis que tratam dos direitos autorais, registre seus trabalhos e proteja-se ao máximo dos plagiadores de plantão.

11. Finalmente, ponha essas dicas em prática e recomende a leitura desse texto para aqueles a quem você quer bem.

Humberto de Lima

2 comentários:

deusilene dantas disse...

Muito bom seu texto reverendo!
Como sempre, dando ótimas dicas de como se ter uma vida saudável!


Que Jesus continue lhe abençoando!!
Deusilene dantas

Francinaldo disse...

Estas dicas são relevantes e em muito pode nos ajudar para não cairmos em trapaças e armadilhas virtuais. Tenho por certo que com essas e outras mais que já temos nos deparado pode nos deixar de longe desses perigos.De alguns desses eu já estou inteirado, isto só faz nos reforçar a vigilância ainda mais. Um grande abraço e obrigado pelas dicas. Salve Salve Cristo Rei.

Mais lidas na semana