" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Metamorfose

Depois dos quarenta, percebo que nem tudo o que ficou para trás foi ruim. Além dos erros, perdas e danos, trago comigo muitas lembranças boas às quais gosto de voltar; dentro delas o meu pensamento navega e sobre elas escrevo de vez em quando.

O amanhã com o qual eu não me importava na infância e para o qual eu olhava com um olhar carregado de romantismo em meus tempos de adolescente ainda continua diante de mim, visto agora de um ângulo totalmente novo. Vou chegar lá, mas já não tenho pressa.

Costumo, nas noites de sexta-feira, depois da semana carregada de trabalho e estudos, me presentear com as pipocas compradas do carrinho do Seu Zé. Uma vez embarcado, não as como aos punhados; faço o saquinho de pipocas render e as pego, uma a uma, durante os trinta quilômetros da estrada. Assim encaro o meu hoje; como algo que deve ser saboreado com o mesmo prazer com que vou degustando as pipocas enquanto o ônibus anda e salta pelos velhos buracos da PB 100.
.
Embora sem fugir dos inevitáveis confrontos do cotidiano, prefiro ajustar o foco e dar atenção a algumas coisas que outrora me pareciam sempre adiáveis.

Quero gastar mais tempo com amigos, ainda que não sejam tantos.

Quero me concentrar no prazer que vem de abraços, olhares e sorrisos carregados de espontaneidade, num escambo em que ninguém perde nada.

Quero continuar esculpindo idéias e gastar mais tempo com música e poesia.

Quero andar pelo mato e apreciar os detalhes de cada planta e de cada bicho.

Bela é a lagarta, bela é a borboleta e bela é a metamorfose que acontece entre uma e outra. Assim vejo a vida!

Humberto de Lima

2 comentários:

Deusilene disse...

Realmente o que vivemos nunca deve ser visto de uma forma negativa. Precisamos olhar para trás sempre com um olhar de esperança e de aprendizagem para um futuro melhor!!

Parabéns pelo texto!

Talitta Dantas disse...

A cada novo texto seu que leio, gosto mais do que escreves...

Deus continue lhe abençoando! =)

Mais lidas na semana