" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

sábado, 16 de maio de 2009

Esperando o ônibus

É esperando o ônibus que a gente vê de tudo e de tudo ouve. Pois é! Um dia desses, bem naquela hora em que os primeiros estudantes começam a sair das escolas, elas se encontraram:

21:00. A primeira vai logo dizendo:
- Oi mulher! Fiquei sabendo dos babados...
- Quem te disse?
- Todo mundo já sabe, é claro!
- É... A estória se espalhou mesmo... Mas eu te juro que casei virgem; aquela safada que andou falando essas coisas, agora vai ter que provar na Justiça!
...

21:15. Chegam mais três:
- Ei gente, vocês nem imaginam o que rolou hoje na classe! O professor deu uma saidinha pra ir ao banheiro; então, eu e as meninas pegamos a caderneta dele e tcham! Tiramos todas as faltas!
...

21:40. A conversa continua:
- Fizeste o trabalho sobre a eleição de Obama?
- Ainda não. Mas acho que ele é um gato...
- Tá aqui... A professora pediu para a gente escrever as expectativas sobre as possíveis mudanças nas relações entre os Estados Unidos e o resto do mundo...
- Ah, estou sem paciência pra pensar! Vou escrever que ele é um gato e pronto!
...

21:47. O tempo vai passando... Um trombadinha se zanga porque uma delas só deu 25 centavos de esmola; e se afasta, dizendo que vai pega-la depois. A de blusa amarela começa a folhear uma revista. Na capa da revista, a manchete diz que Madonna acabou de voltar para os braços de Jesus. Mais atrás, alguém espirra e todos ao redor ficam meio sem jeito, talvez com medo da gripe do porco...

- Aff! Tenho que fazer uma redação pra entregar amanhã...
- Sobre?
- É sobre o futuro... Onde e como quero estar de hoje a cinco anos...
- Bem, de hoje a cinco anos – diz a de casaco jeans - se estiver chovendo, nem vou sair de casa; mas, se for uma sexta-feira como essa, eu te garanto que vou sair mais cedo da aula e vou tomar uma cervejinha...

21:59. A de óculos compra pipoca para si e para as outras. Sorri pra mim e me oferece um pouco. Agradeço; meu ônibus está vindo. O motorista dá partida e eu deixo para trás as moças, a pipoca, a conversa e o tema da redação.

- Gostei do tema da redação!


Humberto de Lima

3 comentários:

Clauberta Meyer disse...

Caro Doutor, Amigo,Pastor...
Escreves sobre a realidade das nossas vidas...nas longas e incriveis esperadas de onibus!!!

Parabéns pelos teus textos...É um prazer sempre poder ler teus geniais textos!!!

Anglebson disse...

Parabéns pelos textos!
Eles expressam muito de tua sensibilidade poética e social.
Te acho um poeta urbano
Me fazem rir e me ver em muitos deles...
Muito bom mesmo!

Anderson Arruda disse...

Gosto muito de seus textos. Esse último, eu achei massa!

Mais lidas na semana