" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Eu e o acaso

Os cientistas não criaram nem inventaram as leis da natureza; eles simplesmente as descobriram. Uma vez descobertas, tais leis nos sugerem a necessidade de um legislador; pois afinal de contas, leis não surgem do nada, não se fazem sozinhas.

Sabemos que cada coisa é efeito de uma causa que lhe deu origem; por exemplo, por trás de uma tradução temos um tradutor que se esforçou para passar o conteúdo do livro original para nossa língua, por trás do livro original temos um escritor que laborou bastante para imprimir suas idéias sobre as folhas de papel, por trás do papel temos o fabricante que retirou da árvore a celulose necessária... Aqui, percebemos uma seqüência em que cada coisa é resultado de uma ação anterior, realizada por alguém inteligente. Para frente e também para trás, vemos uma corrente; e esta corrente nos sugere ser a árvore fruto da criatividade de alguém.

Por sua vez, a Biogênese nos mostra que toda vida é fruto de uma vida que a antecedeu! Até mesmo os bebês de proveta e os animais clonados se encaixam dentro desta realidade; pois nestes casos, o pessoal dos laboratórios nada cria, apenas extrai vida de vida. Outra vez, o Universo aponta para a possibilidade de uma vida maior, na qual podem estar escondidas nossas origens!

Já a Segunda Lei da Termodinâmica nos esclarece que elementos químicos, soltos aleatoriamente no Universo, tendem para a desorganização, para o caos. É como tomar uma caixa cheia de bolas de gude e despejá-las sobre a cabeça de alguém; elas simplesmente se espalharão de forma desordenada, sem nada criar... Mas quando olho para a natureza, fico admirado com a organização presente na anatomia humana! Muitas vezes nem sabemos os nomes das substâncias que ingerimos na última refeição; porém, nosso organismo sabe identificá-las, eliminando tudo o que é desnecessário, através das fezes e da urina. Mesmo quando esta eliminação não acontece rapidamente, os sintomas de intoxicação nos avisam que engolimos algo indevido; e isto nos leva a concluir que nossos corpos são corpos inteligentes e organizados! Portanto, se toda vida é derivada de uma outra vida, toda organização e organismo são igualmente derivados de outra organização e organismo que lhes foram anteriores.

Teólogos, juristas, compositores, poetas, romancistas e cronistas encontram espaço em minha agenda; pois sou muito eclético no que se refere à leitura. E como é bom saborear diferentes estilos de autores diversos como Philip Yancey, James C. Hunter, sem deixar de também citar brasileiros como Luis Fernando Veríssimo, Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade! Por exemplo, em O monge o executivo, Hunter nos apresenta um dos mais belos trabalhos até hoje produzidos sobre liderança! Tome todas as letras do alfabeto e as coloque dentro de um vaso; depois, jogue-as para cima e deixe-as cair no chão: Você não conseguirá que elas por acaso, sequer formem o nome do livro. Se o uso da inteligência é indispensável para a produção de um bom texto, o mesmo é válido para explicar a beleza, a complexidade e o equilíbrio presentes em nossos corpos e na natureza como um todo.

Simplesmente não consigo crer no acaso! A idéia de Deus me parece muito mais lógica, racional, inteligente e humana!
.
.
Humberto de Lima

4 comentários:

Andréia disse...

Amei seu texto! Parabéns pelo espetacular argumento! Abraços fraternos da amiga!

Talitta Dantas disse...

Muito bom!
Certa vez eu ouvi uma frase que dizia: "É preciso ter mais fé para acreditar que o mundo surgiu de uma explosão do que para acreditar que ele foi criado por um ser superior."
Acho que isso é que incomoda alguns da comunidade científica, admitir que existe sim um ser SUPERIOR e MAIS INTELIGENTE do que todos nós juntos, e muito mais!
...Adorei o texto! paz!

tarsila disse...

Com saudades de Cláudio Pedrosa, foi ler São Tomás de Aquino, né Humbertão.
Brincadeira.
Concordo com tudo dito.

Ranieri Travassos disse...

Gostei... Massa... Valeu Humbertão!

Mais lidas na semana