" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Deu tudo errado... E agora?

Quando as coisas não dão certo na vida, é bem mais fácil tentar encontrar um bode expiatório sobre o qual será lançada toda a culpa.

Algumas pessoas, por exemplo, se apegam às idéias fatalistas, para desta forma, explicar a realidade ruim que elas mesmas produziram. Neste caso, é muito comum ouvirmos frases do tipo: “Isso é o meu carma, é coisa do destino e não há nada que eu possa fazer para escapar disso...”. E assim seguem vida afora, tentando justificar seus fracassos e acomodação.

Outros preferem colocar toda a culpa no diabo; e o capeta, o tinhoso, o demo, o cão, acaba pagando por decisões que não tomou e opiniões que não deu. Não é difícil encontrar todos os dias um monte de gente, argumentando covardemente que tudo foi coisa do inimigo. Afinal, o bicho feio não vai mesmo achar ruim se você quer enganar a si mesmo dizendo que tudo foi obra dele...

Ainda temos um terceiro grupo, bem grande entre os cristãos: são aqueles que atribuem toda a derrota a Deus! Se algo falhou, não deu certo, não aconteceu ou aconteceu e foi horrível, foi porque Deus se omitiu e deixou de fazer a parte dele!

Tais opiniões nos colocam diante de um problema teológico aparentemente insolúvel, sobre o qual muitos acham melhor nem pensar; pois dá menos trabalho se agarrar a uma das três respostas prontas acima citadas e continuar, dessa forma, vivendo uma vida medíocre.

Sem querer ser simplista, gostaria de resumir aqui o que penso sobre o assunto:

1. Segundo a Bíblia (Tiago 4:7), embora o diabo realmente deseje o mal pra você, tentando-o nesta direção, ele pode ser resistido; e, quando resistido, acaba fugindo!

2. De acordo com a mesma Bíblia (Josué 24:14,15), embora Deus deseje o bem para a sua vida, Ele não impõe esse bem, aliás, deixa claro que você até pode, se quiser, seguir direção contrária.

Diante do exposto, não é muito inteligente afirmar que o destino já estava escrito nas estrelas. Sua história de vida está sendo escrita aqui, todos os dias; não pelos outros nem pelo demônio, nem por manipulação divina. Sua trajetória é resultado de suas escolhas, decisões, atitudes, teimosia para continuar como está ou determinação para mudar situações!

Às vezes, algumas circunstâncias fogem ao nosso controle; todavia, mesmo estas circunstâncias excepcionais acabam por oferecer duas diferentes opções: você se rende passivamente ou você reage e luta. A existência será menos complicada quando você tiver coragem para fazer por si mesmo, coisas que você pode e deve fazer. Aí sim, você poderá contar com Deus! Suas mãos estarão sempre estendidas para quem o busca e prontas para nos levar aos lugares aonde nós não conseguiríamos chegar sem Ele. Mas faça sua parte!

 Faça sua 
Humberto de Lima

Um comentário:

Andréia disse...

Querido amigo, como sempre com mensagens fortes e equilibradas. Tudo de bom para você e sua família! Feliz Natal e um 2009 fantástico!! Abraços!

Mais lidas na semana