" "

"Quando a escola progride, tudo progride!". (Martinho Lutero).

domingo, 9 de novembro de 2008

A pomada milagrosa

É muito comum no interior, você ainda encontrar vendedores de ervas e porções milagrosas. Isso não é privilégio somente dos tempos de meu avô, quando vendiam xaropes que prometiam remoçar a pessoa em dez anos!

Pois bem, foi lá para as bandas do Planalto da Borborema que eu vi um desses comerciantes, enchendo a cidade com o anúncio que saía de seu carro de propaganda volante. Sendo um carro que anda, fica redundante dizer que é volante; mas, o sujeito insistia em dizer que era um carro de propaganda volante!

A gravação com voz impostada e bonita, transmitida pelo auto-falante, convidava o povo para comprar a Pomada Reumatizante. Isso, reumatizante! Poderia ser anti-reumática ou coisa parecida, mas era reumatizante mesmo!

Nas janelas, os velhinhos se animavam ao ouvir que a pomada servia para curar dor de cabeça, dor de dente, dor de ouvido, dor na coluna, tosse, febre, inchaços, problemas do sistema nervoso, pulmões, rins, baço, fígado, intestinos, úlceras, gastrite, todos os tipos de inflamações e um monte de outras mazelas que o locutor esqueceu de citar na hora da gravação. O preço era imperdível, coisa de brasileiro para brasileiro! Apenas um Real! E o povão comprando, cheio de esperança...

Não lembro se a publicidade falava sobre dor de cotovelo nem de impotência sexual, mas vi um camarada dizendo para outro companheiro de calçada que iria experimentar. Provavelmente, há tempos não dava conta do recado...

- Ora, se selve pra tanta coisa, deve sevir também pra meu probrema, né cumpade?

Amiga minha contou que um dia desses, o pneu do carro de propaganda volante furou e o cara estava sem o step. Desceu agitado, olhou para os lados, coçou a cabeça, e gritou:

- Merda de pneu! O que eu faço agora?

Um menino que ia passando, sorriu pra ele, e disse:

- Passa a Pomada!


Humberto de Lima

3 comentários:

João Antonio Barbosa Leal disse...

Muito boa.

Hermano Railson disse...

Vou passar na carteira também!:)

Auzilene Azevedo disse...

Vou passar na minha coluna! Rsss

Mais lidas na semana