" "

"Eu penso que patriotismo é como caridade - Começa em casa!". (Henry James).

sábado, 9 de agosto de 2008

Os suspeitos.


Foi em Campina Grande. Uma silenciosa e quase mortífera explosão poluiu o espaço; e, uma risadinha se fez ouvir em meio ao barulho do shopping center.

- Aff! Foste tu? – Perguntou a moça.
- Eu não! – Respondeu o namorado.
- Tem certeza mesmo de que não foi você?
- É claro que tenho! Você não tem? – Revidou ele.
- Não tenho mesmo certeza de que não tenha sido você!
- Ah! Eu também tenho minhas dúvidas de que não tenha sido você, mas a minha certeza é de que não fui eu e pronto!
- Então, se não tiver sido um de nós dois, quem terá sido?
- O rapaz...

Outra risadinha feminina aparece no ar.
- É, o rapaz! Pode ter sido ele mesmo!
- Sei lá, ele está lendo e parece tão sério...
- E desde quando leitura e seriedade garantem que não tenha sido ele?
- Hum... Você está tão interessado em me convencer de que foi ele...
- Ora, se temos certeza de que não fomos nós, tem que ter sido ele, é claro!

Uma terceira risadinha, e, eu me viro discretamente para ver os dois.
Descubro que no banco de trás não havia ninguém mais com eles; no banco da frente, apenas eu, minha caneta e minha agenda, escutando tudo. Eu também era suspeito!

Embora eu tivesse achado engraçada a discussão dos dois, resolvi não participar, deixando comigo mesmo minhas dúvidas e minhas certezas. Continuei lendo, sério, exatamente como a moça me havia observado.

Por falar em certezas, eu estava absolutamente seguro de que uma segunda explosão na mesma escala ou em proporção maior, acabaria por me expulsar daquele lugar. Por falar nisso, qual é o tipo de escala utilizado para medir flatulência? Felizmente não aconteceu mais.

Chegou a hora de ir para a faculdade. Deixei os dois lá, namorando, discutindo...
Depois de uma tarde chata, em que havia enfrentado várias filas, ainda lembrando daquela conversa, me peguei rindo, caminhando em direção ao ônibus.

Mas, quem foi? Quem sabe?


Humberto de Lima.

Nenhum comentário:

Mais lidas na semana